Neuro-oncologia é a área dentro da neurologia responsável pelos casos relacionados a tumores malignos ou benignos nas regiões do sistema nervoso como encéfalo, medula e nervos. O neuro-oncologista irá conduzir o diagnóstico de problemas neurológicos por meio de exames específicos, como os de neuroimagem, neurofisiologia, líquor cefalorraquidiano, por exemplo, além de atuar junto à equipe multidisciplinar com profissionais como fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.
Os neuro-oncologistas acompanham casos como os de meningiomas, gliomas, tumores no sistema nervoso central e metástases que atingem o cérebro. Os pacientes costumam ser encaminhados para essa especialidade quando são diagnosticados com tumores na meninge, cérebro ou medula espinhal, ou com complicações neurológicas consequentes de outros tratamentos para o câncer.
Diferentes tipos de tratamento podem ser escolhidos, de acordo com o caso e as necessidades do paciente como, por exemplo, cirurgia, quimioterapia e radioterapia, bem como o uso de medicamentos específicos. Alguns dos sintomas dos pacientes tratados pela neuro-oncologia são:
- Convulsões;
- Fraqueza muscular;
- Alteração do estado mental;
- Formigamentos;
- Tonturas;
- Dor de cabeça.