O trauma raquimedular ocorre quando há lesão na medula espinhal causada por grandes impactos, como acidentes de automóveis, queda de grandes alturas, entre outros. O paciente pode ter alterações nas funções motoras, além de perda sensitiva (tato, temperatura, pressão, dor), e nos casos mais graves dificuldade para controlar o sistema excretor e as fezes, além da perda dos movimentos. Alterações como espasmos musculares, dor, disfunção sexual e dificuldade para respirar também podem ocorrer.
Quando há o trauma, isso impacta em lesões nas vértebras, discos vertebrais, ou até na própria medula. O diagnóstico é feito com raio-x, tomografia computadorizada, e ressonância magnética para identificar hérnias, coágulos e outras alterações.
Já o tratamento para o trauma na medula espinhal não resulta em cura, porém é possível evitar o progresso da lesão, fazendo com que o quadro do paciente não piore. O paciente será atendido por equipe multidisciplinar composta por neurologista/neurocirurgião, ortopedista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros. Com isso é possível ter qualidade de vida, apesar das limitações do trauma raquimedular.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do Dr. André Bianco. Teremos prazer em atendê-lo!