A hidrocefalia acontece devido ao acúmulo de líquido cefalorraquidiano no cérebro. Em casos normais, esse líquido é responsável por proteger o cérebro e a medula espinhal, além de transportar nutrientes.
Em geral, o líquido é produzido em estruturas específicas intracerebrais (plexo coroide) localizado no interior dos ventrículos, e circula ao redor do cérebro e medula para depois ser absorvido nos seios venosos. Nos casos de pacientes com HPN, ele se acumula no espaço intracraniano promovendo uma compressão transitória e intermitente de regiões intracerebrais causando um mal funcionamento destas áreas.
Para a maioria das pessoas com hidrocefalia de pressão normal, a causa da hidrocefalia é indeterminada. Em outros casos, a pessoa pode ter um histórico de hemorragia cerebral (por exemplo, de uma ruptura de aneurisma ou trauma cerebral) ou meningite. No entanto, não está claro por que ou como essas condições causam hidrocefalia de pressão normal.
Os sintomas da HPN
A HPN é uma síndrome caracterizada por três sintomas principais: dificuldade para caminhar, incontinência urinária e alterações cognitivas, em especial, a perda da memória. A perda de memória progressiva e o surgimento das dificuldades cognitivas são bastante confundidos, por exemplo, com Alzheimer e Parkinson.
Nem todos os pacientes vão apresentar todos os sintomas, ou podem desenvolvê-los em períodos diferentes. Em alguns casos, por exemplo, os problemas de memória são os últimos a surgir. O fato é que a HPN é contínua e progressiva.
Diagnostico
O diagnóstico da Hidrocefalia de Pressão Normal é feito a partir da história e do quadro clínico do paciente. Exames de imagem com tomografia e ressonância magnética cerebral são importantes no auxílio diagnóstico.
A punção lombar para retirada do liquor pode auxiliar no diagnóstico.
Quando se suspeita de HPN pode ser realizado o TAP Test. O paciente é submetido a uma punção lombar para retirada do liquor sendo realizada avaliação das funções motoras (marcha) e cognitivas (teste neuropsicológico) antes e depois da coleta do liquor.
O tratamento
O tratamento é cirúrgico, denominado derivação ventrículo peritoneal. A técnica consiste na implantação de um cateter que faz a drenagem do líquido em excesso para o abdômen.
Os sintomas associados com a hidrocefalia de pressão normal, como alteração da marcha, controle da incontinência urinaria e déficit memória leve podem melhorar rapidamente ou levar de semanas a meses para melhorar. Algumas pessoas apresentam melhoras significativa enquanto outras apenas leves melhorias e algumas não observam melhoria nenhuma. O comprometimento cognitivo é o sintoma mais difícil de recuperação.