Uma hérnia de disco lombar também pode causar dor nas costas (lombalgia), embora a dor por si só, sem dor nas pernas (ciática) possa ter muitas causas além da hérnia de disco.
O que é
A hérnia de disco é uma das lesões mais comuns em pacientes que abusam da má postura e de sobrecargas na região lombar.
Para melhor compreensão do problema, é preciso entender um pouco sobre a estrutura vertebral do paciente acometido pela hérnia. A coluna vertebral - responsável pela sustentação do corpo humano - é formada por um conjunto de ossos conhecidos como vértebras. Elas, por sua vez, são responsáveis por envolver e proteger a medula espinhal.
Cada vértebra é interligada por uma estrutura chamada disco, que amortece e absorve o impacto entre elas. Em conjunto com as articulações (facetas articulares), os discos contribuem de forma significativa para a mobilidade e elasticidade das vértebras. Já a estrutura do disco é composta pelo ânulo fibroso e o núcleo pulposo. Respectivamente é a camada externa e o núcleo gelatinoso do disco.
A hérnia de disco ocorre quando há um rompimento dessa estrutura, dificultando assim os movimentos da coluna vertebral. A ruptura (ou profusão discal, como é conhecida entre os médicos) se dá quando o núcleo pulposo do disco escoa e ultrapassa os limites do ânulo fibroso.
A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral. As hérnias de disco são mais comuns na região lombar (coluna lombar), mas também ocorrem no pescoço (coluna cervical).
Causas
Uma única tensão excessiva ou lesão, geralmente traumática, pode causar uma hérnia de disco aguda. No entanto, o material do disco degenera naturalmente com a idade, e os ligamentos que o mantêm no lugar começam a enfraquecer. À medida que essa degeneração progride, tensões relativamente menores ou um movimento de torção pode causar a ruptura de um disco.
Certos indivíduos são mais vulneráveis a degeneração discal e podem sofrer hérnia de disco em vários locais ao longo da coluna.
Fatores externos como sedentarismo, má postura e movimentos repetitivos são os grandes responsáveis para o surgimento das temidas hérnias de disco.
Sintomas
Os sintomas variam muito, dependendo da localização da hérnia de disco e do tamanho da hérnia. Se a hérnia de disco não estiver pressionando um nervo, o paciente pode apresentar uma dor lombar. Se estiver pressionando um nervo, pode haver dor irradiada (ciática), dormência ou fraqueza na área correspondente ao nervo afetado.
Normalmente, uma hérnia de disco é precedida por um episódio de dor lombar ou uma longa história de episódios intermitentes de dor lombar.
Coluna lombar: A ciática frequentemente resulta de uma hérnia de disco na parte inferior das costas. A compressão sobre um ou vários nervos que formam o nervo ciático pode causar dor, formigamento e dormência que se irradia da nádega para a perna e, às vezes, para o pé. Normalmente, um lado (esquerdo ou direito) é afetado. Essa dor geralmente é descrita como aguda e semelhante a um choque elétrico. Pode ser mais intensa ao caminhar ou se sentar. Esticar a perna do lado afetado muitas vezes piorar a dor. Na ciática aguda, a dor na perna geralmente é pior do que a dor lombar.
Coluna cervical: a compressão do nervo no pescoço causa dor que se irradia do braço para a mão ou dedos, dormência ou formigamento no ombro ou braço. A dor pode aumentar com certas posições ou movimentos do pescoço
Diagnóstico
O melhor método para diagnóstico é a ressonância magnética. O raio-x e a tomografia geralmente são solicitadas para complementar a avaliação.
A eletroneuromiograma e estudos de condução nervosa podem auxiliar na caracterização da lesão radicular (lesão do nervo). Esses testes medem o impulso elétrico ao longo das raízes nervosas, nervos periféricos e tecido muscular. Isso indicará se há lesão nervosa em andamento, se os nervos estão em estado de cicatrização de uma lesão anterior ou se há outro local de compressão do nervo.
Tratamento conservador
O tratamento inicial para uma hérnia de disco, na grande maioria dos casos, é conservador. O médico pode aconselhar o paciente a manter um nível de atividade baixo e indolor por alguns dias a várias semanas. O repouso absoluto não é recomendado. Os objetivos do tratamento não cirúrgico são reduzir a irritação do nervo e melhorar a condição física do paciente fortalecendo a musculatura para proteger a coluna vertebral.
O tratamento medicamentoso inclui anti-inflamatórios, analgésicos e relaxante muscular. A fisioterapia tem papel fundamental com o uso de ultrassom, estimulação elétrica, terapia com gelo ou calor e terapia manual. No início, os exercícios que você aprende podem ser alongamentos suaves ou mudanças de postura para reduzir a dor nas costas ou os sintomas nas pernas. Quando você sentir menos dor, exercícios mais vigorosos provavelmente serão usados para melhorar a flexibilidade, a força, a resistência e a capacidade de retornar a um estilo de vida mais normal. Aprender e continuar um programa de exercícios e alongamentos em casa são partes importantes do tratamento.
Cirurgia
A maioria dos pacientes (80-90%) com hérnia de disco aguda melhora sem cirurgia. A cirurgia geralmente é recomendada para o alívio da dor nas pernas (ciatalgia) e é menos eficaz no alívio da dor nas costas (lombalgia).
O objetivo da cirurgia é descomprimir o nervo. Os benefícios da cirurgia devem ser avaliados cuidadosamente em relação aos seus riscos. Embora uma grande porcentagem de pacientes com hérnia de disco relate significativo alívio da dor após a cirurgia, não há garantia de que a cirurgia ajudará.
Um paciente pode ser considerado candidato à cirurgia da coluna se:
- A dor radicular é limitante ou prejudica a qualidade de vida.
- Presença de déficits neurológicos progressivos, como fraqueza e/ou dormência nas pernas.
- Perda das funções esfincterianas normais do intestino e da bexiga.
- Dificuldade em ficar em pé ou andar
- Medicação e fisioterapia são ineficazes
Como posso saber se preciso de uma cirurgia de emergência?
Muito raramente, uma grande hérnia de disco pode pressionar os nervos que controlam a bexiga e o intestino, causando perda do controle da bexiga ou do intestino. Isso geralmente é acompanhado por dormência, formigamento e até perda total da sensibilidade na virilha e na área genital e é uma das poucas indicações de que você precisa de cirurgia imediata para uma hérnia de disco lombar. Chame seu médico imediatamente se isso acontecer.