Respondendo de forma simples e direta, sim, o tumor de hipófise pode causar perda de visão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 70% dos pacientes diagnosticados com a doença em hospitais estaduais apresentam algum grau de déficit visual. Destes pacientes, 76% já chegaram com alguma forma de alteração da visão, enquanto 17% constatou-se perda irreversível da visão de pelo menos um olho.
A hipófise é uma glândula de 8 milímetros de diâmetro localizada na parte central da base do crânio. Apesar de ser pequena, seu desempenho regula o funcionamento do corpo humano. Além da alteração na visão, os sintomas mais comuns para quem tem o tumor são dores de cabeça e uma anormalidade na criação de hormônios, seja em excesso ou na falta. Esta irregularidade pode gerar anemia ou ganho de peso, baixa massa óssea, infertilidade, diminuição da libido, alteração menstrual, diabetes, insônia e ansiedade.
O tumor de hipófise, na grande maioria dos casos, é benigno. Caso necessário, ele será tratado com medicamento ou cirurgia e o médico é quem irá propor a melhor forma. Geralmente, a operação é indicada para os tumores grandes, que fazem uma compressão em estruturas vizinhas, ou aqueles que produzem o GH (hormônio de crescimento).