A enxaqueca é uma dor de cabeça de forte intensidade, com duração de algumas horas até alguns dias, pode estar acompanhada de dificuldades na visão, como manchas escuras, vista embaçada e sensibilidade à luz. Náuseas, enjoos e tonturas também podem aparecer durante a crise.
As principais causas da enxaqueca estão relacionadas ao nível de estresse e de uma má alimentação. Isto indica que a chance da dor ocorrer cresce quando a pessoa está sendo muito exigida, seja nos estudos ou no trabalho, por exemplo, e se alimenta mal, abusando de bebidas alcoólicas e alimentos com muito açúcar. Ficar jejuando por um longo tempo também é uma das causas.
A melhor forma de prevenir a enxaqueca é se cuidar. Fazer pausas nas atividades, se alimentar bem e regularmente são os primeiros passos, além de evitar açúcar e álcool. Na medida do possível, controle o estresse, dedique um período ao lazer, mantenha o sono regular, de preferência oito horas por dia, e pratique exercícios físicos.
Caso a enxaqueca persista, mesmo com estas pequenas dicas, a sugestão é se consultar com um neurologista. Evite a automedicação e os abusos de analgésicos.