O TAP Test é um exame realizado em pacientes que foram diagnosticados com Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), também chamada de Síndrome de Hakim-Adams.
Essa doença, que aparece com mais frequência em idosos, ocorre porque existe um acúmulo de líquido no cérebro (hidrocefalia) e causa três sintomas principais: a diminuição das capacidades cognitivas (problemas de memória), incontinência urinária e alterações na hora de caminhar.
O exame TAP Test funciona em três etapas: primeiro o médico avalia o comportamento do paciente e como os sintomas da doença se apresentam, especialmente a marcha e a cognição. Depois, é realizada a punção lombar, que alivia um possível acúmulo de líquido no cérebro. Na terceira fase, o médio reavalia o paciente, verificando alterações nos sintomas.
A partir do resultado do TAP Test, o médico neurologista pode verificar as possibilidades de tratamento. Quando o exame traz melhorias, costuma-se indicar a cirurgia de derivação ventricular, que consiste na implantação de uma válvula que drena o excesso de líquido do cérebro. O procedimento “reproduz” o efeito do TAP Test diminuindo os efeitos dos sintomas no dia a dia do paciente.